Prefeitura de Louveira utiliza drone no combate à dengue

A Prefeitura de Louveira  está usando a tecnologia no combate à dengue. A ferramenta escolhida foi o drone. Através dele, as equipes da saúde do município podem fazer aplicação de inseticida larvicida em locais de difícil acesso. O objetivo é diminuir a proliferação de mosquitos Aedes aegypti, transmissores da doença. A Prefeitura trabalha o combate à dengue com diferentes ações, desde conscientização nas Escolas Municipais até trabalho de campo com os agentes.

O drone utiliza inseticida / larvicida de efeito residual, que consiste em eliminar os mosquitos que nascerem ou que pousarem na região que foi aplicada. O inseticida não apresenta riscos à saúde dos humanos e animais, exceto peixes, mas não é utilizado em locais com a presença deles.

A Secretaria de Saúde vai solicitar a utilização do drone conforme o crescimento de casos em regiões que apresentam dificuldade de acesso. Além disso, para evitar novos casos, a Secretaria ressalta que é essencial cada morador fazer os cuidados em suas casas e trabalhos.

Entre o trabalho realizado pela Prefeitura, está a utilização de drone de vistoria em difícil acesso, apresentação de teatro nas Escolas Municipais para a conscientização das crianças, vistorias in loco em locais que foram denunciados pelos moradores, pontos estratégicos e em obras para orientação e eliminação de criadouros do mosquito.
Também em andamento pela cidade está o Mutirão Bairro a Bairro, que realiza roçada, capina, limpeza de bueiro, manutenção de praças e espaços públicos, varrição, troca de lâmpadas e trabalho do caminhão cata-treco, desse modo, complementando o combate à dengue.

 

Fonte: Ascom de Louveira