Hortolândia inicia vacina contra dengue

A Prefeitura de Hortolândia inicia a vacinação contra a Dengue nesta quarta-feira (17/04). A imunização será, das 8h às 15h30, nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Amanda I, Campos Verdes e Figueiras. Cada unidade fará a vacinação em dias diferentes da semana. Nesta quarta-feira (17/04), haverá vacinação somente na UBS Campos Verdes. De acordo com a Secretaria de Saúde, Hortolândia recebeu 4.298 doses da vacina do governo do Estado.

O município aplicará a vacina para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, conforme a orientação preconizada pelo Ministério da Saúde. A imunização será feita com duas doses. O intervalo da primeira para a segunda dose é de três meses. Para receber a vacina é necessário apresentar algum documento com foto e CPF (Cadastro de Pessoas Físicas).

A coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde, Ana Paula Fernandes, explica que a vacina será aplicada de acordo com algumas precauções determinadas pelo Ministério da Saúde. Crianças e adolescentes que tenham tomado recentemente alguma vacina atenuada deverão aguardar 30 dias para poder receber a vacina contra a Dengue. São exemplos de vacina atenuada a de Febre Amarela e a Tríplice Viral.

Caso a criança ou o adolescente tenha sido imunizado recentemente com alguma vacina inativada, como a de gripe ou a de COVID-19, o intervalo para poder receber a vacina contra a Dengue é de 24 horas.

Neste primeiro momento, a coordenadora salienta que a vacina será oferecida somente para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos em razão desse público ter sido o que apresentou maior número de internações registradas por causa da Dengue, de acordo com levantamento feito pelo Ministério da Saúde.

A coordenadora ainda que ressalta que Hortolândia realizou capacitação e treinamento para as equipes de saúde, uma vez que a vacina contra a Dengue é nova e apresenta certas especificações técnicas.

Em paralelo ao início da vacinação contra a Dengue, a Prefeitura de Hortolândia continua a executar semanalmente ações de busca ativa e nebulização para eliminar o Aedes aegypti, transmissor de Dengue, Zika e Chikungunya.

 

Fonte: AI Hortolândia